quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acordo antipirataria negociado sem Brasil vai restringir liberdade do consumidor

Vale a pena dar um clique no link do podcast da Folha Online e escutar a matéria da Luciana Coelho. Esse discussão sobre o Brasil e outros países ficarem de fora de tão importante acordo sobre Propriedade Intelectual, que vem sendo travado na surdina e de forma sórdida por Japão, EUA e a União Européia, é algo de absurdo e ilegal, principalmente no que concerne a Liberdade de Expressão e os próprios Direitos Humanos, mesmo a despeito do Princípio da Soberania que esses países possuem. Isso porque, no caso exposto, tal Princípio acaba sendo mitigado, visto que o assunto é de interesse de todos e poderá mudar os rumos econômicos, políticos e sociais de outras nações.

Como o acordo, chamado de Acta, vazou na Internet, é esperar que os países que estão alheios a essa fundamental discussão, principalmente o Brasil, que hoje é potência no mundo, metam o bedelho no assunto, que diz respeito a todos e não apenas aos países já citados. Até porque, o brasileiro é um dos consumidores no mundo mais importantes e participativos de novas tecnologias, música e cultura de uma forma geral. Estão aí o orkut e o facebook que não me deixam mentir. São sites de relacionamento que possuem um domínio quase total de brasileiros. E sim, é notório, o brasileiro baixa muita música, filmes, compra bastante pela Internet, acessa tudo o que lhe interessa. Ou seja, são mais motivos para que o Brasil esteja dentro dessa discussão que hoje posto.

Atualmente, a econômia nacional afeta muito mais o mundo do que a econômia de qualquer país da Europa. Vide a grande crise na Grécia. Existe uma repercussão muito mais local do que mundial. Claro que o problema da Grécia preocupa, mas vai pensar numa quebra do Brasil ou da China, por exemplo. O caos seria instaurado no mundo em menos de 24 horas. Isso é fato. Portanto, acabou essa história de que EUA, Japão e Europa devem decidir tudo, é algo ultrapassado e nem mais aceitável, aliás, impossível no mundo atual. Vá lá no Podcast da Folha Online e se informe melhor.

-----

da Reportagem Local

Os Estados Unidos, o Japão, a União Europeia e outros oito países negociam um acordo sobre propriedade intelectual que terá como alvo maior Brasil e China, informa reportagem da Folha desta quinta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Conhecido como Acta, o acordo antipirataria negociado sem a presença do Brasil vai restringir liberdade do consumidor caso seja firmado, comenta Luciana Coelho, correspondente da Folha em Genebra.

"Para os especialistas que eu ouvi, embora o acordo esteja sendo fechado em um clube restrito, o risco de ele ser passado por osmose para outros países que não participaram da negociação é grande", comenta a jornalista neste podcast.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u731097.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.